Sejam bem vindos...

Este é um blog que se destina a informações sobre RH, visa discutir e compartilhar situações ou duvidas da área de RH.
Vamos agregar mais valores as organizações e efetivamente torna-mos um parceiro estrátegico.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A importância do reconhecimento do empregado

Um bom empregado é certamente um trabalhador feliz. Se seu escritório tem se tornado um local de trabalho penoso, ao invés de um lugar de moral elevada e elevada eficácia, então talvez seja hora de enfeitar o local de trabalho com um programa de reconhecimento dos funcionários.

Um programa de reconhecimento adequado dos funcionários deve ser uma excelente premiação que o trabalho, ao invés de punir aqueles que se sentem desafiados em suas posições atuais. Um programa de reconhecimento de empregado pode dar o seu algo empregados para trabalhar, além de proporcionar uma oportunidade de jogar uma divertida cerimônia de premiação.
Muitas empresas não reconhecem o valor de seus empregados, de sua contribuição para os resultados da organização. Esta, entretanto, é uma das mais freqüentes queixas dos funcionários. Muitos empresários ou gerentes perguntam: “Por quê devo reconhecer o trabalho de meus empregados? Eles estão fazendo aquilo que são pagos para fazer.”

Aqueles que priorizam o reconhecimento sabem a força que tem. Sabem que não é apenas uma coisa “legal” que se faz pelas pessoas, mas uma importante ferramenta de comunicação que reforça e premia aquilo que de mais importante as pessoas criam para seu negócio.

Quando você efetivamente reconhece seus funcionários ( e não importa a maneira escolhida para fazê-lo) você reforça as ações e comportamentos que mais deseja ver repetidos. Um sistema de reconhecimento é algo simples, imediato e poderoso. Os empregados sentem-se valorizados e apreciados e esta necessidade é intrínseca do ser humano. Pode parecer simplista, mas comprovadamente pessoas que sentem-se reconhecidas e apreciadas produzem mais e trabalham melhor.

Estudo conduzido pela Northwestern University , Estados Unidos, constatou uma ligação direta entre satisfação de funcionários e satistação de clientes e entre satisfação de clientes e performance financeira da empresa.

Quer aumentar o reconhecimento dos empregados em sua empresa? É muito simples:

• Coloque o reconhecimento por escrito. Escreva o que o empregado fez e a importância disto para a organização. Dê uma cópia da carta oficial para o empregado, uma para seu chefe direto e coloque outra em sua pasta no departamento de pessoal.
• Escreva uma nota pessoal para o empregado. Coloque uma cópia na pasta dele.
• Acompanhe o reconhecimento com um presente. Uma placa gravada, produtos que contenham o logo da empresa, algo visível que ele possa mostrar à família e aos amigos. Nem sempre dinheiro (embora sempre apreciado) é o mais importante.
• Torne o reconhecimento público. Numa reunião, ou num almoço, por exemplo. Mesmo que o funcionário sinta-se desconfortável com este tipo de “publicidade”, é importante que os demais funcionários saibam que a empresa reconhece quem trabalha para ela.

Antes porém de implantar um sistema de reconhecimento de funcionários em sua empresa, considere o seguinte:

• Todos os empregados são elegíveis para receber reconhecimento.
• O reconhecimento deve prover – tanto para os empregados quanto para o empregador – informações claras sobre que ações e comportamentos estão sendo reconhecidos.
• Qualquer um que depois atinja os critérios definidos nesta premiação, recebe o mesmo tipo de reconhecimento.
• O reconhecimento deve acontecer tão próximo da ação reconhecida quanto possível, de maneira que o reconhecimento reforce o comportamento que o empregador quer encorajar.
• Você, com certeza, não quer estabelecer um processo em que o gerente “seleciona” pessoas para receber reconhecimento. Este tipo de processo será visto para sempre como “favoritismo”. Esta é a razão pela qual sistemas como “Funcionário do Mês” raramente funcionam.
• As pessoas apreciam reconhecimento aleatório e que contém um elemento de surpresa. Se você agradece o pessoal de distribuição com um almoço cada vez que fazem uma entrega grande e importante dentro do prazo, estes almoços passarão a ser vistos como “direito adquirido” e não mais serão percebidos como reconhecimento.

A longo prazo você pode desenvolver um sistema de reconhecimento mais sofisticado, com gratificações tangíveis e intangíveis. Pode criar um sistema de remuneração fixa e variável, com a participação nos resultados medida de acordo com o grau de contribuição de cada cargo, ou estabelecer benefícios intangíveis, como uma sala maior , estacionamento dentro da empresa, almoço no restaurante dos diretores, coisas que confiram “status”.

Existem no mercado empresas especializadas em desenvolver este tipo de sistema, caso o tamanho de sua companhia não comporte funcionários que saibam como fazê-lo.

Encontrei no site da NAER – National Association for Employee Recognition (www.recognition.org) , a Associação Nacional Americana para Reconhecimento dos Empregados , sem fins lucrativos, que congrega empregadores , uma” dica do mês “ muito interessante, que, acredito, aplica-se a qualquer empresário.

Você plantou as sementes, trabalhou duro e viu seu negócio crescer e transformar-se numa árvore frondosa.
Quem está "regando” sua árvore agora?
A não ser que você trabalhe sózinho, SÃO SEUS EMPREGADOS !
Para manter sua empresa saudável, produtiva e forte você tem que reconhecer seus empregados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário